sábado, 19 de fevereiro de 2011

Anvisa publica Agenda Regulatória 2011

A Anvisa publicou, pela terceira vez consecutiva, sua Agenda Regulatória. Trata-se de um instrumento de ampliação da previsibilidade e transparência da agência.

Prevista no Regimento Interno da Anvisa desde 2009, a Agenda é elaborada e acompanhada pela Unidade Técnica de Regulação (Untec) da Anvisa. A área foi criada para coordenar todas as iniciativas da Anvisa relacionadas à melhoria do processo regulatório, reunidas no Programa de Boas Práticas Regulatórias. A Untec também é responsável pelos estudos de Análise de Impacto Regulatório das propostas de normas e pelos instrumentos de promoção da participação social no processo regulatório da Anvisa.

Tais iniciativas de melhoria da governança regulatória são fundamentais para o cumprimento da missão institucional da Anvisa.

Considera-se que quanto mais clara e consistente a definição de Agenda Regulatória, aliada aos estudos de impacto regulatório para garantir que a ação governamental seja justificada e apropriada, maior a chance de a agência reguladora ser efetivamente responsabilizada pelo poder político e pelos cidadãos. Isso contribuirá para aumentar a transparência e a credibilidade do sistema regulatório e do governo perante a sociedade, retroalimentando a política regulatória e ampliando sua eficiência.

Saiba mais

A Agenda Regulatória da Anvisa é uma lista de temas prioritários para a agência regulamentar no próximo período.

Elaborada pela primeira vez em 2009, a Agenda Regulatória da Anvisa é construída de forma participativa, com recebimento de sugestões da sociedade através de entidades nacionais do setor produtivo e da defesa do consumidor, entre outros, concedendo à sociedade a oportunidade de opinar e contribuir na definição da pauta de decisões estratégicas, e sinalizando para a sociedade qual a direção das próximas ações da agência.

A Anvisa foi pioneira na elaboração da Agenda Regulatória. Hoje, outras agências adotaram a iniciativa, que foi também incluída como no Projeto de Lei Geral das Agências Reguladoras (PL 3337/2004), do Poder Executivo.

Leia o artigo A Mão Visível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário